Mudança no Estatuto do desarmamento preocupa conciliadores


Presidente Jair Bolsonaro

Em razão da maior flexibilização ao porte, posse e aquisição de armas de fogo por cidadãos comuns, conforme o Decreto Presidencial n° 9.785/20, sancionado no mês de maio, o SIMEC-SP, com extrema preocupação com seus mediadores e conciliadores, divulgou aos associados e deixou à disposição para consulta de todos em seu site, a portaria n° 9.344/2016 que estabelece o "plano de segurança" do Tribunal de Justiça do Estado.


A norma interna prevê em seu artigo 7 a proibição do ingresso de pessoas na posse de armas nas dependências das Unidades Judiciárias, estendendo-se o impedimento, inclusive, aos magistrados, membros do Ministério Público, policiais militares, civis ou federais, guardas municipais, agentes de segurança bancária e funcionários da segurança terceirizada, quando estes figurarem como partes em audiência (paragrafo único).


Desse modo, a portaria n° 9.344/2016 do TJSP apresenta um importante fundamento normativo para que os mediadores e conciliadores utilizem, em sua comunicação, com aquele que vier a comparecer à sessão de mediação/conciliação armado e/ou negar-se a entregar a arma para alguém da segurança porquanto durar a sessão.

Vale lembrar que na mediação e conciliação prevalece o princípio da autonomia das partes, e que é dever do facilitador judicial garantir que as partes estejam seguras e no pleno exercício da sua vontade própria, modo em que, a parte que comparece portando uma arma de fogo pode intimidar, coagir, constranger a parte contrária a decidir de modo diverso do pretendido. Desse modo, a sessão poderá ser anulada, tornando-se sem efeito.

Clique aqui e confira a portaria n° 9.344/2016, o plano de segurança do TJSP

Imprima, compartilhe, divulgue essa informação para demais colegas.

E, assim, vamos mostrar que Juntos Somos Mais Fortes!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Capital
Rua Joaquim Floriano, n° 101 
Itaim Bibi - São Paulo/SP - CEP: 04534-010
  

Interior

São José do Rio Preto

Rua Venício Cordeiro, 290 - Ana Angélica

CEP: 15041-180 - São José do Rio Preto/SP
 

©2019 by SIMEC SP. Proudly created with Wix.com